EJEC


A Empresa Júnior de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Alagoas, foi fundada no dia 27 de Maio de 1996. Os fundadores assumiram, então, os cargos de Diretoria; foram eles: Josan Leite Pereira Barros, Yrlan Barros Calheiros, Omar Barbosa da Silva Júnior, Romeu Dias Vanderlei e Silvana Dorta de Souza.
Na Assembleia Geral de 01 de Agosto de 1998, foi decisão dos membros abrir a participação de estudantes do curso de Arquitetura na empresa, para melhor atender o mercado no tocante a projetos de Arquitetura, e a partir de então a empresa se tornou Empresa Júnior de Engenharia Civil e Arquitetura EJEC.
A EJEC é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de graduação de engenharia civil e arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e trabalha sob a orientação do corpo docente dos referidos cursos. Além de possuir um programa social, no qual diversos serviços são oferecidos, a baixo custo, para a comunidade carente.
Sob a orientação dos melhores professores, os estudantes prestam serviços de consultoria, assessoria, planejamento e desenvolvimento de projetos ligados à área de Engenharia Civil e Arquitetura.
Atualmente, a EJEC conta com mais de vinte participantes, dentre eles: conselheiros, diretores, gerentes e trainees. Seu portfólio conta com projetos feitos para o Tribunal Regional de Alagoas (TRE), JRS (Empresa Júnior de Administração da UFAL), Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal de Contas da União, dentre outros clientes.
Os serviços ofertados pela empresa são:

1.              Projeto Arquitetônico:
É o primeiro projeto, que vai servir de base para a execução dos demais. O Projeto de Arquitetura é a materialização de uma ideia, aliada a datores técnicos tais como funcionalidade, conforto, estética, salubridade e segurança, além de outros aspectos legais.
2.              Projeto de Paisagismo:
É a técnica aliada à sensibilidade, que procura reconstituir a paisagem natural dentro do cenário devastado pelas construções.
3.              Projeto de Comunicação Visual:
Trata dos detalhes para uma perfeita comunicação entre o visual e o funcional de seu produto.
4.              Design Gráfico:
É uma forma de comunicação visual. É o processo de dar ordem estrutural e forma à informação visual, trabalhando frequentemente a relação de imagem e texto.
5.              Projeto de Ambientação:
A ambientação consiste em conceituar um ambiente e sugerir soluções que representem fisicamente estes conceitos. Um projeto de ambientação não prevê somente a arquitetura, mas também a decoração, objetos, sinalização, cores, texturas, uniformes, dentre outros.
6.              Projeto Estrutural:
É o dimensionamento das estruturas, geralmente de concreto armado, que vão sustentar a edificação transmitindo as suas cargas ao terreno. O engenheiro estrutural almeja o melhor uso dos materiais disponíveis e o menor custo possível de construção e manutenção da estrutura.
7.              Projeto Hidro Sanitário:
No projeto vem detalhado o dimensionamento das tubulações de águas e esgotos sanitários e pluviais, promovendo economia, conforto e higiene.
8.              Projeto Elétrico:
Dimensionamento das cargas elétricas, fios, eletro dutos, disjuntores e vários outros elementos com seus respectivos detalhamentos.
9.              Projeto de Instalações Telefônicas:
Trata-se do projeto com dimensionamento dos pontos e quadros de telefonia incluindo a apresentação dos desenhos executivos com relação e especificação dos materiais.
10.           Projeto de Combate ao Incêndio:
Trata-se do dimensionamento das instalações de combate a incêndio, como: extintores, saída de emergência, hidrantes e/ou sprinklers.
11.           Projeto Orçamentário:
Nesse serviço, são quantificados insumos, mão de obra e equipamentos necessários à realização de uma obra ou serviço, bem como os respectivos custos e o tempo de duração do mesmo.








© 2016 FEJEA - Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas